Renato Vieira Andrade perguntou:
Por que a gente sempre pega o recibinho do super (mesmo no valor mais ínfimo) se três passos depois jogamos na primeira lixeira disponível?
Prezado artista, simplesmente por uma questão de educação. Quando a moça do caixa entrega para você o troco e o papel, seria extremamente deselegante você pegar só o dinheiro e deixar o ticket do caixa lá em cima para ela jogar fora. Se só esse motivo não bastar, antropologicamente falando, podemos dizer que você apenas está respondendo a uma sugestão de comportamento, ou seja, você, empiricamente, responde a uma ação (proposta pela moça do caixa) com outra ação. Ou seja, vocês coordenam ações e, em outras palavras, conversam. Lógico que você poderia virar para ela e sugerir que ela enfiasse o pequeno papel em algum orifício escondido do opulento corpo dela, mas daí, séculos de civilização iriam para o espaço em milisegundos! E não foi essa a educação que a mamãe te deu, não é mesmo?
Continue assim, isso é cidadania imprintada nos pequenos gestos cotidianos. Fora o fato que amassar o papel, ter que procurar um lixo e acertá-lo, queima calorias, estimula o sistema nervoso e afina as conexões do cerebelo.
Um comentário:
Resta saber se o colega mora no estado da Bahia, onde - SIM! - pegamos a nota no supermercado para destinarmos a alguma instituição cadastrada na Campanha Sua Nota É Um Show, promovida pelo Governo do Estado.
No meu caso, pego minhas notas e as outras abandonadas por falta de educação, como disse nosso amigo Cleido, para contribuir com o Movimento Escoteiro, do qual faço parte há apenas 5 anos. Gostaria de ter podido começar a auxiliar na educação de jovens há mais tempo, porém estou tentando recuperar a farinha que o vento do tempo soprou do vagão de minha vida.
Postar um comentário