01 outubro 2006

Quem é o Homem da Cobra?

Icky Rocco perguntou:
Qual a origem da expressão: Fulano fala mais que o homem da cobra!
Quem é o Homem da Cobra?

Prezado Icky, em meados do século 19, no sul de minas, mais exatamente na cidade de Monte Santo de Minas, morava uma família cujo patriarca havia imigrado para o Brasil, proveniente do sul dos Estados Unidos. Seu nome era Charles Seven e veio para cá após uma série de incidentes ocorridos em sua cidade natal que não são relevantes para o restante de nossa história. Logo que chegou aqui, Mr. Seven se estabeleceu como um proeminente emprestador de dinheiro, no início, e um eminente banqueiro, depois de um curto intervalo de tempo. Charles, com seus quase dois metros de altura, pele branca e sardenta, um legítimo red neck, logo atraiu a atenção das mocinhas casadoiras da região. O que tinha de sinhá moça chovendo em sua caixa registradora era um absurdo. Mr. Seven logo se enrrabichou por Do Carmo, pele branca, cabelos negros e olhos de jabuticaba. Tiveram vários filhos e foi assim, de forma resumida, que começou a se consolidar o clã dos Seven. Naquela época, Mr. Seven praticamente financiava mais da metade dos custos agrícolas das outras famílias da região envolvidas com a plantação de café. Charles, porém, era implacável a respeito dos prazos e juros relativos a seus empréstimos. E também era muito temido por isso. Era o famoso “Homem da Cobrança” e fazia de tudo para reaver algum valor emprestado e não pago no devido tempo. Charles Seven era capaz de falações e discursos intermináveis que produziam o efeito de um mantra hipnótico em seus devedores, como algumas cobras supostamente são capazes de paralisar suas presas, fazendo com que eles acabassem por pagar o que deviam a ele. Preciso explicar mais alguma coisa? O homem da COBRAnça, ou seja, fulano fala mais que o homem da cobrança ... Com o passar do tempo: fulano fala mais que o homem da cobra. Numa corruptela da palavra original e numa alusão inconsciente ao imaginário popular que atribuía esse efeito mesmerizador aos supracitados ofídios.

12 comentários:

Unknown disse...

Adorei seu texto. Vou colocá-lo como referência no meu artigo.
Beijocas e... Obrigada!!!
Fer...
http://www.dicas-l.com.br/gg/

Babi Vieira disse...

Hahahaha! Fantástico!!

sandro disse...

Qual a veracidade dessa história? acho muito regional pra ser conhecida no brasil inteiro... mas pode ser..
Abraços

Sandro

putão disse...

se nao fose Mr. Seven o nome do capataz nao teria sentido algum..

Anônimo disse...

hahaha! que mentira!

Akissel Donner disse...

Curti o texto. :)

Farad disse...

Olha, também também uma outra versão que para mim é até mais convincente. É comum do centro de cidades grandes um homem que se diz encantador de cobras fazer apresentações em praças publicas com discursos intermináveis até formar uma boa quantidade de pessoas ao redor para assistir. O homem enrola quase uma hora de falatório antes de fazer o tal número. Pode ser dai também que vem, "fala mais que o homem da cobra"...

Anônimo disse...

Na verdade "pratica" é absolutamente outra coisa, o homen da cobra é o sujeito que anda pelas cidades principalmente do interior com uma caixa e supostamente uma cobra dentro, o mesmo fala, e fala e fala pelos cotovelos segurando a caixa com uma mão e a outra dentro da mesma, mas na verdade o discurso dele é tão envolvente e repetitivo que alguns acabam doando o dinheiro (moedas, normalmente algumas migalhas) pelo prometido show de façanhas da "serpente" antes que o próprio aconteça e seguem seus caminhos, A verdade é que a cobra simplismente não existe. Mas o texto referido acima parece uma das histórias do home da cobra...

Anônimo disse...

Noosa, você escreve mais que o homem da cobra!!!

Anônimo disse...

Nossa, você escreve mais que o homem da cobra!!!

Anônimo disse...

é uma história muito interessante.

mas conversando com senhores de mais de 60 anos, no interior, costumava ter andarilhos que vendiam garrafadas, e geralmente ele tinha um cobra, viva, tipo gibóia, e quando ele chegava na cidade, ele mostrava a cobra e ficava chamando o pessoal, falando sem parar, mostrando a cobra, igual fazem na tv hj, e as pessoas iam até ele por causa da cobra.

por isso que vem a expressão, falar mais que o homem da cobra, por que o cara ficava falando pra caramba para vender os produtos.

Antonio Guilherme disse...

Concordo com o "Anônimo".
A expressão surgiu exatamente daí: de ambulantes que vendiam garrafadas e discorriam todas as curas e benefícios de seus produtos, como o famoso "homem da cobra" da Praça da Sé - São Paulo/SP.