Keico Nonaka perguntou:
Por que a água gira no ralo da pia em sentidos inversos nos dois hemisférios da Terra?
Prezada amiga Keico, prepare-se para surpreendentes revelações, tão surpreendentes que até eu fiquei surpreso! A história da água rodar em sentidos inversos nos dois hemisférios terrestres é uma falácia, um mito científico moderno atribuído à força de Coriolis. Em seus estudos, Coriolis verificou que em um sistema em rotação há uma força que afeta o movimento de um corpo de maneira diferente no hemisfério sul e no hemisfério norte e é de intensidade nula no Equador. É essa força, resultante da forma e movimento rotacional do planeta, que faz com que os redemoinhos de vento do norte rodem ao contrário dos redemoinhos do sul. Para aplicá-la ao pequenos redemoinhos formados nas nossas pias foi, então, um passo. Porém, cálculos mostraram que a magnitude dessa força, na pequena quantidade de massa de água de nossa pia, é desprezível e não influencia em nada no sentido de rotação de nosso pequeno fruto da ira de Poseidon. E durma-se com uma decepção dessas!
Para maiores informações: http://www.projetoockham.org/boatos_coriolis_1.html
3 comentários:
Se este fato fosse verdade, em Aruba eu teria comprovado visualmente, nesta semana em que passei os dias a serviço da empresa, que a água das cachoeiras do hotel Radisson escoariam sem formar um redemoinho, já que a força de Coriolis seria teoricamente nula.
No entanto, estou esperando uma reunião no Japão para comprovar se a água por lá escorre para a direita ou esquerda, ou ainda na vertical ou na horizontal, como costumam apregoar os enganadores de jovens rapazes.
Olha, estudei esse efeito na faculdade de arquitetura (!) na disciplina de hidráulica. Na hora achei muito doido, mas reparei que realmente acontecia. Uma colega surpreendeu-se ao descobrir que esta tb é a causa pq brasileiro não consegue "dar ponto" em brigadeiro nos EUA (todo bom cozinheiro mexe no sentido horário, senão não dá ponto, e lá ninguém lembra de inverter). Reza a lenda que as primeiras betoneiras eram importadas e ao chegar "empelotavam" o concreto. O problema foi resolvido quando inverteram o sentido de rotação e elas estão aí até hoje. Uma amiga que é física alegou o mesmo que vc, que o efeito é desprezível perto da geometria da pia, e de outras variáveis. Pode até ser, mas que só roda no horário aqui no sul, isso é fato. Vc pode até inverter o sentido com o dedinho que daqui a pouco ele volta ao horário. Yo no creo em bruxas, pero que las hay, las hay. Esse efeito de Coriolis teoricamente não afeta nada, mas na prática ele existe sim.
Só que vc não respondeu a pergunta mane!
Postar um comentário