07 outubro 2006

Bacalhau é um peixe ou um processo de estocagem?

Pádua perguntou:
Afinal de contas bacalhau é um peixe ou um processo de estocagem?

Prezado amigo Pádua, no início, quando Odin reinava em Valhala, os peixes bacalhaus salpicavam os mares gelados da terra fria que existia sob seu reino. Naquela época, ele era um peixe servido como fina iguaria, tanto nos banquetes do reino mítico, quanto em comilanças organizadas pelos vikings conquistadores. Um pequeno poema dessa época retrata de maneira precisa a importância da comida no modo de vida desses bárbaros:
“Em meu rosto,
um frio e lento sol pálido
a lembrar de casa.
Se olho para o alto,
vejo as cores da boreal,
se olho para o barco,
a sua volta,
bacalhaus de prata sabem
que seu destino é nos alimentar.”
Esses pobres vikings, obrigados que eram a passar grande parte de suas vidas viajando, guerreando e conquistando novos territórios, tinham problemas graves de estocagem de alimentos. Em suas queridas e ausentes casinhas, deixavam o peixe devidamente congelado, pela imensa geladeira natural que possuíam, na maior parte do ano, em volta da casa. Porém, como levá-los quando singravam os mares? A resposta veio na forma de um processo relativamente simples, criado por suas esposas, que consistia em limpar os peixes, tirar as escamas e vísceras e salgá-los. Depois, eram prensados para serem estocados em grande quantidade, sem ocupar muito espaço e durarem bastante tempo.
Com exceção do fato de terem que comer nacos salgados de peixes em alto mar, a vida dos vikings melhorou muito após essa invenção de suas dedicadas mulheres, já que eles podiam levar um pedacinho do lar para onde quer que fossem.
O que começou como uma pequena melhoria na dura vida dos conquistadores, foi crescendo, crescendo e se transformou num produto de exportação de aceite mundial. E daí, óbvio, o que era artesanal, virou industrial e acabou com a maioria dos peixes bacalhaus. As, nessa altura do campeonato, grandes corporações pesqueiras percebendo a queda nas exportações, ampliou o famoso processo de salgagem para outras espécies de peixes. Por isso, o que era uma iguaria única se transformou, hoje em dia, em um processo de estocagem.

Nenhum comentário: