25 setembro 2006

Dúvidas sobre a corrupção

Lau perguntou:
Se não houvesse corrupção, o Brasil seria melhor?
Existe algum lugar no mundo, onde tenham humanos e não tenha corrupção?
Existe grande ou pequeno corrupto?

Prezado amigo puro, não posso afirmar com certeza se o Brasil seria melhor, pois isso é um exercício de imaginação tão teórico quanto imaginar para onde foi a luz tragada pelo horizonte de evento de um buraco negro. Podemos até assuntar, calcular, mas a vida real é muito mais complexa e surpreendente. Talvez as coisas fossem menos ruins para a grande parcela da população que vive mal, come mal, dorme mal e etc. Mas para mim, para você, para nossa classe medinha, será mesmo que faria alguma diferença? Acho que nossa vida não é melhor por nossa conta mesmo. Por sempre estar querendo mais e mais coisas que não podemos mais viver sem. Eu, por exemplo, atualmente tenho sido consumido pela possibilidade de trocar meu nano 2 gb por um de 8 ou um de 80. Isso tem definido minha existência medinha , nesse momento. Se não existisse corrupção, talvez eu estivesse em dúvida entre o de 80 e um power mac tela 20 polegadas wi fi com vista para o mar. Mas eu seria melhor enquanto ser humano? Com certeza não! Alias, um dos poucos benefícios dessa corrupção toda é a gente pensar que somos seres melhores e mais evoluídos do que eles. Talvez o único lugar onde tenham humanos e não tenha corrupção seja entre os internos de uma UTI, ou entre as ossadas humanas num cemitério. Com certeza, existe o grande e o pequeno corrupto. Os grandes são eles, e os pequenos somos nós que estacionamos em fila dupla, só um pouquinho, sonegamos impostos, compramos recibos de médicos e derivados para enganar o imposto de renda, furamos filas, pedimos empregos pros políticos, ficamos quietos quando discordamos de alguma coisa na nossa empresa para não sermos demitidos, catamos músicas e filmes de graça na rede, subtraímos cartuchos de tinta do escritório e registramos nossa empregada, quando registramos, por um salário menor do que ela ganha.

Nenhum comentário: